Congado de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário – Créditos Poly Acerbi.
Com tema “O maior patrimônio são as pessoas”, evento reúne música, gastronomia e atrações para crianças
Este projeto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da GERDAU. Realização: Mercê soluções culturais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo de Minas – Aqui o Trem Prospera.
No sábado, dia 11 de outubro, acontece a 2ª edição do Dia do Patrimônio, no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto (MG), em um dia inteiro de programação gratuita, das 10h às 20h. O evento destaca as tradições locais em apresentações musicais, intervenções artísticas e feira gastronômica.
Miguel Burnier guarda um rico patrimônio imaterial e histórico. Neste ano, com o tema “O maior patrimônio são as pessoas”, o projeto destaca quem mantém e constrói essa cultura e tradição, dando visibilidade às histórias, saberes e sabores locais. Partindo dessa proposta, durante a programação, o público poderá conferir uma exposição fotográfica inédita, feita em diálogo com os moradores da região.
Além disso, será possível mergulhar na gastronomia local na Feirinha do Patrimônio. Cozinheiras e cozinheiros reconhecidos pela comunidade terão a oportunidade de apresentar receitas tradicionais, reforçando a ligação entre culinária, memória e identidade.
Entre as apresentações, o evento traz a banda de Congado de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário, que atua em Miguel Burnier desde 1947, resistindo às diversas mudanças sociais e econômicas na região. Outro grupo tradicional da cidade, a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e Maria, que acumula mais de 60 anos de história, também se apresenta.
Ao longo do dia, a música embala o evento com DJ Confusa, presente diferentes momentos da programação com uma pesquisa musical que vai do samba e do forró ao pop contemporâneo. A artista divide espaço com atividades lúdicas voltadas para o público infantil: às 13h, as crianças poderão se divertir com tatuagens temporárias; às 14h, o grupo Rabisco Brincante apresenta a encenação “Jiraiya e a Bailarina: Saudade Brincante”, que mistura contos e objetos de infância em uma narrativa interativa; e às 15h, a Oficina de Bolha de Sabão Gigante transforma o espaço em um momento de magia e encantamento, em que cada criança constrói sua própria varinha para criar bolhas coloridas.
No final da tarde, às 16h, a programação musical é retomada pela Banda Samba de Sinhá, grupo formado em 2013 e dedicado a celebrar os mestres do samba de raiz, como Cartola, Clara Nunes e Paulinho da Viola. O evento encerra-se ao som da DJ Confusa, que retorna às 18h30 para fechar o dia em clima de festa e encontro coletivo.
SERVIÇO
Dia do Patrimônio
Dia 11 de outubro
Horário: 10h às 20h
Local: Rua Linha Férrea, nº 1-167
Miguel Burnier, Ouro Preto – MG
Gratuito
PROGRAMAÇÃO
10h – Cortejo do Congado Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário de Miguel Burnier
11h – Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e Maria
12h – DJ Confusa
13h – Tattoo Temporária (Rabisco Brincante) + DJ Confusa
14h – Jiraiya e a Bailarina: Saudade Brincante (Rabisco Brincante)
15h – Oficina de Bolha de Sabão Gigante (Rabisco Brincante) + DJ Confusa
16h – Banda Samba de Sinhá
18h30 – DJ Confusa
20h – Fim
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).