Nesta quarta-feira, dia 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma data instituída pela ONU para destacar o papel transformador das mulheres nos negócios. No Brasil, onde o empreendedorismo feminino não é apenas uma tendência, mas uma força motriz da economia, a busca por educação financeira e a entrada no universo de investimentos se mostram como importantes aliados na gestão dos negócios e dos sonhos dessas empresárias.De acordo com dados recentes do Sebrae, o Brasil conta com mais de 10,4 milhões de empresas comandadas por mulheres – o que representa 34% do total de donos de negócios no país. Um número que é ainda mais notável quando se considera que, entre 2012 e 2024, houve um crescimento de 42% dos negócios femininos.Em Minas Gerais, a pesquisa Mulheres Empreendedoras 2025, desenvolvida pelo Sebrae, revela que 93% das empresárias mineiras começaram a empreender por conta própria e 82% delas afirmam que o seu negócio é a principal fonte de renda.
Paralelamente, o perfil da mulher empreendedora se entrelaça com o de investidora. A B3, Bolsa de Valores Brasileira, registrou um recorde histórico no fim do ano passado: o número de mulheres investindo em renda variável cresceu 7% em um ano, alcançando 26,26% do total de investidores – um salto de 85,6% desde 2020. Mulheres de 25 a 39 anos lideram essa onda, com mais de 605 mil contas ativas no mercado, muitas delas canalizando lucros de seus negócios para aplicações em ações e fundos. Em 2025, o número de investidoras segue em ascensão, com mais de 1,5 milhão de contas ativas na B3, o que representa 25,7% do total de investidores no país.
Esse movimento não só fortalece a independência financeira das mulheres que tocam o próprio negócio, mas também impulsiona a diversidade nas diretorias estatutárias de empresas listadas na bolsa: 46% delas contam com pelo menos uma mulher em cargos executivos.
“Estamos vendo um crescimento muito significativo das mulheres que estão empreendendo, inclusive no mercado financeiro. Temos criado um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todas nós, oferecendo informação de qualidade, que contribui para o desenvolvimento de novas perspectivas, agregando mais autonomia e segurança para o processo de tomada de decisão, com foco em oportunidades de crescimento sustentável”, diz Cecília Perini, sócia e líder da XP em Minas Gerais.
O levantamento do Sebrae MG indica que 62% das mulheres empreendedoras apontam a falta de conhecimento em gestão como o principal desafio ao iniciar seus negócios. Para driblar essa dificuldade, a especialista da XP reitera a importância da busca por educação e organização financeira para o processo de desenvolvimento e sustentabilidade das empresas. “O número de empresas que não sobrevive ao primeiro ano de funcionamento – fase que exige maior investimento – é alarmante, cerca de 20% segundo o IBGE. Por isso, é preciso ter consciência e organização para fazer a virada do negócio”, reforça Cecília, que dá orientações para quem está começando ou deseja ter sucesso na carreira empreendedora.
1. Defina a sua remuneração. Com base no lucro da empresa, defina um pró-labore fixo – esta será a base de sua renda pessoal. Mas não se esqueça de que a empresa também precisa de uma remuneração. Reserve o valor das despesas fixas e do capital de giro, uma reserva que precisa ser constituída pensando na sustentabilidade do negócio;
2. Separe os recursos pessoais e profissionais. Tenha contas bancárias e, até mesmo, cartões de crédito diferentes para que o dinheiro e os objetivos não “se misturem”. Assim, você conseguirá avaliar o desempenho do seu negócio e acompanhar suas despesas pessoais de forma independente;
3. Organização é tudo! Uma gestão eficiente começa com atitudes simples. Com a ajuda de aplicativos ou até mesmo de um livro-caixa, registre todas as entradas e saídas da sua empresa. Isso pode facilitar a visualização dos dados e a análise periódica de desempenho do seu negócio;
4. Se profissionalize! Busque conhecimentos que vão aprimorar a sua atividade, o seu negócio e o seu olhar de gestora. Sempre que necessário, busque o apoio de organizações, projetos e soluções que contribuam para o desenvolvimento da sua empresa – elas podem fazer a diferença;
5. Tenha um planejamento estratégico. Objetivos bem estabelecidos vão nortear suas ações e manter sua mentalidade voltada para o crescimento. Avalie sua capacidade produtiva, a precificação praticada no mercado e o momento de reinvestir ou, até mesmo, fazer uma retirada dos dividendos;
6. Invista! Defina o seu sonho grande enquanto empresa, e se organize para fazê-lo acontecer. Tome decisões conscientes e informadas em relação ao dinheiro e, se for preciso, busque o apoio de um assessor de investimentos – isso vale tanto para pessoa física quanto jurídica. Pesquise sobre os investimentos disponíveis para o perfil do seu negócio e comece, mesmo que com um pequeno passo. O importante é ter disciplina e incluir essa linha na gestão orçamentária da sua empresa.
Celebrando os negócios femininos
Nesta quarta-feira (19), o Espaço XP de Belo Horizonte promove um encontro inspirador para mulheres que abraçaram o empreendedorismo.
O Talk XP – evento exclusivo para convidadas – abordará o empreendedorismo feminino e contará com bate-papos sobre planejamento financeira e investimentos, comandados por Jennifer Santos, líder do segmento alta renda da XP em Minas Gerais, além de apresentar histórias de mulheres que criaram negócios transformacionais no Estado, como Estela Netto, arquiteta com mais de 10 anos de experiência, e Márcia Machado, empresária e idealizadora da primeira loja colaborativa materna do Brasil, formada por integrantes do Grupo Amor de Mãe – maior comunidade materna online de Minas Gerais.
–-FOTO/XP Divulgação